Institucional Perguntas Frequentes

1. O que são cursos técnicos?

Cursos técnicos são programas de nível médio, regulamentados pelo MEC, com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo.

 

2. Quem pode se inscrever nos cursos técnicos?

Poderá se inscrever nos cursos técnicos da OTE qualquer pessoa que tenha a idade mínima de 17 anos e que tenha concluído ou esteja cursando o 3° ano do ensino médio ou equivalente.

 

3. Qual o investimento mensal do aluno no curso técnico?

A matrícula nos cursos técnicos da OTE é feita por disciplina. Cada disciplina tem duração aproximada de quatro semanas e representa um investimento de R$ 199,00. Para a integralização de seu curso, é necessário que o aluno curse vinte disciplinas incluindo o estágio. Assim, o investimento mensal do aluno será de R$ 199,00 durante os vinte meses de duração do curso.

 

4. Onde faço minha inscrição?

A inscrição é realizada através do site www.otecursostecnicos.com.br .

 

5. Após feita a inscrição no curso técnico, quando deverá ser efetuado o pagamento da primeira disciplina?

O aluno receberá no e-mail, por ele cadastrado no momento da sua inscrição, todas as orientações para matrícula e pagamento do boleto da primeira disciplina do seu curso.

 

6. Quais os documentos necessários para a matrícula?

  • Carteira de identidade (cópia);
  • Certidão de nascimento (cópia);
  • CPF (cópia);
  • 02 (duas) fotos 3X4, iguais e recentes;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração emitida pela escola que comprove a matrícula e a frequência no terceiro ano do ensino médio ou equivalente.

 

7. Quando iniciam as aulas?

Junto ao e-mail de liberação da sua matrícula, o aluno receberá o calendário de desenvolvimento da disciplina.

8. Qual a estrutura e metodologia dos cursos da OTE Cursos Técnicos?

Os cursos são compostos por 15 disciplinas teórico/práticas, 3 disciplinas práticas de caráter integrador e 2 disciplinas de estágio supervisionado. Todas as disciplinas possuem 80 horas de duração, sendo 32 horas presenciais, realizadas no Polo de apoio, ministradas por professores em sala de aula e/ou aula gravada em vídeo e 48 horas a distância, realizadas pelo aluno individualmente, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Material Impresso (MI). Para cumprir as aulas presenciais, o aluno deverá comparecer 2 dias por semana em seu Polo de apoio presencial para assistir a 4 horas/aula por dia. Os dias e horários das aulas serão definidos por Pólo, em calendário acadêmico disponibilizado pela instituição. Em cada disciplina o aluno será avaliado por três instrumentos:

- Prova Virtual realizada no AVA (peso 3);

- Questionário de autoavaliação realizado no AVA (peso 1);

- Prova presencial realizada no Polo (peso 6).

Todas as avaliações serão pontuadas em uma escada de 0 a 10 e a nota final da disciplina será dada pela média ponderada das notas acima. O aluno será considerado aprovado se obtiver média final da disciplina igual ou superior a 6,0 e frequência igual ou superior a 75% nas atividades presencias.

 

9. O que é um Polo de apoio presencial?

O Polo de Apoio Presencial é a base física da OTE devidamente credenciada e autorizada pelo Conselho Estadual de Educação, na qual o aluno estará matriculado e onde realizará as atividades presenciais obrigatórias de seu curso (aulas e avaliações presenciais, aulas práticas de laboratório de determinadas disciplinas, estágio etc.). No Polo, o aluno encontra salas para assistir às aulas, laboratório de informática para realizar seus estudos no AVA, laboratório para a realização de práticas de determinadas disciplinas e terá atendimento de uma secretaria interligada ao sistema de Gestão da instituição.

 

10. O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

AVA é o Ambiente Virtual de Aprendizagem no qual o aluno, além do conteúdo teórico das disciplinas que deverá cumprir, terá acesso a outros links para complementação e aprofundamento de seus estudos, esclarecerá suas dúvidas em um serviço de assistência on-line, acompanhará seu rendimento escolar (notas das disciplinas) e sua vida financeira junto à instituição. O acesso ao AVA é realizado através da utilização de seu login (e-mail) e senha, cadastrados no ato da inscrição/matrícula do aluno. O acesso ao AVA é livre (24 horas por dia, 7 dias por semana) para todos os alunos matriculados na disciplina.

11. A OTE Cursos Técnicos emite Diploma?

Sim. A instituição está devidamente credenciada pelo Conselho Estadual de Educação através das Resoluções: 75/2010 e 91/2010 para emissão de Diplomas com validade nacional.

 

12. Qual a configuração mínima necessária do computador?

Requisitos do Sistema Windows

Processador 400MHz ou superior (Intel ou compatível)

Microsoft Windows 98 SE, Me, 2000 ou XP

128MB de memória RAM

Resolução de monitor de 800x600 (1024x768 ou maior é recomendável)

Placa de vídeo de 16 bits ou mais ( recomenda-se uma placa de 24 bits )

Navegador (browser) Internet Explorer 6.0 ou superior.

Conexão à internet com velocidade de 56 Kbps ou superior

Macromedia Flash Player 7

Unidade de CD-ROM ou DVD

Placa de som, alto-falante e microfone

 

13. O curso técnico é valido com um curso tecnólogo - nível superior?

Não, curso técnico não é qualificado com curso de nível superior.

 

14. Os cursos técnicos são autorizados pelo MEC?

Não, o MEC estabelece as diretrizes curriculares para todo território Nacional. Entretanto, a autorização para funcionamento de cursos técnicos é dada pelo Conselho de Educação do Estado.



Compartilhe esta página com seus contatos das redes sociais